Quem é o Luís Mário Luchetta

DADOS PESSOAIS

LUÍS MÁRIO LUCHETTA
Idade: 51 Anos
Nacionalidade: Brasileira e cidadania Italiana.
Estado Civil: Casado
Telefone: (41)9116-3032
E-mail: luismario12@gmail.com

ESPECIALIDADE

Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal, certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, www.ibgc.org.br.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

• Técnico em contabilidade (1975-1978)
• Curso superior em Ciências Contábeis - FAE (1981-1984)

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO

. Planejamento Empresarial – FAE (1985)
. Marketing Empresarial – UFPR (1995)

ESPECIALIZAÇÃO EM GOVERNANÇA CORPORATIVA

A partir de 2008, considerando, minha formação em Ciências Contábeis, e a minha experiência em administração de empresas, bem como, a participação em conselhos de entidades, me dediquei a busca da especialização em questão. Faço parte do banco de conselheiros do IBGC e participei dos seguintes treinamentos:

1)  Curso para Conselheiros de Administração, realizado em Porto Alegre-RS, no primeiro semestre de 2008, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.
2) Curso Board Case – Conselho de Administração – Um Caso Real, realizado em São Paulo, dias 20 e 21.08.09, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.
3) Curso para Conselheiros de Administração, módulo opcional “análise das demonstrações financeiras”, realizado em Curitiba, dia 03.09.2009, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.
4) Curso Avançado para Conselheiros de Administração – IBGC, realizado em São Paulo, no mês de junho/2010.
5) Curso Governança Corporativa em Empresas Familiares – IBGC, realizado em Curitiba, de 17 a 19.08.2010.

6)    Curso Governança para Fundações e Institutos Empresariais, realizado em São Paulo, de 05 a 06.10.2010.
7)    Curso de Fusões e Aquisições na perspectiva do conselho de administração, realizado em São Paulo, no dia 07.10.10, com duração de 08 horas aula.

8) Curso Tributos: visão estratégica sob a ótica do Conselho – 3a. edição, realizado em
São Paulo, no dia 30.06.11, com duração de 8 horas-aula.
9) Curso Estratégia e Governança: O Papel dos Administradores – 2a. edição, realizado
em São Paulo, no dia 12.12.11, com duração de 8 horas-aula.

Atualmente tenho, dentro do programa de certificação de conselheiros do IBGC, as seguintes certificações, por experiência:

1)    Em 18.12.2009, obtive a Certificação Oficial do IBGC como Conselheiro de Administração, reavaliada em 18.12.2011.
2)    Em 30.04.2010, fui aprovado na Certificação Oficial do IBGC, como Conselheiro Fiscal, reavaliada em 30.04.2012.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

1) Cereser S.A – Indústria, Comércio, Importação e Exportação

Auxiliar de escritório (1978)
Atividades desenvolvidas: Encarregado do faturamento da empresa.

2) Fundação Universidade de Brasília


Escriturário lotado na Assessoria de Planejamento e Controle (1979/1980)
Atividades desenvolvidas:
Elaboração de correspondências do Reitor; preparação de gráficos e tabelas estatísticas; conferência de cálculos e controle dos recursos de suprimentos.

3) Companhia de Financiamento da Produção – CFP(empresa do Governo Federal, sucedida pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB)


Técnico de Operações Regionais (1980- 1990)
Atividades desenvolvidas:
Controle da movimentação de estoque da CFP no Paraná.
Realização de leilão de produtos da CFP em bolsas de mercadorias.
Vistoria e fiscalização nos prestadores de serviços da CFP (transportadoras e armazéns gerais).
Auxílio permanente nas atividades ligadas a supervisão técnica da Regional do Paraná.
Assessoramento na legislação do ICMS do Paraná.
Responsável técnico pela escrituração fiscal da Política de Garantia de Preços Mínimos do Governo Federal.

4) Sofhar Gestão e Tecnologia S.A
Diretor Presidente (1991/Julho 2006)
Entrei na sociedade e assumi a direção da empresa e coordenação de suas operações no período, que a tornaram uma das empresas privadas mais especializadas em tecnologia da informação do Brasil., premiada nacional e internacionalmente, e certificada ISO 9000, já em 1998, cuja certificação foi renovada anualmente e mantida até minha saída. Em março de 2006 deixei a sociedade e de março a julho de 2006 fiz a transição da direção da Empresa para o novo presidente.

5) Intelligence Business & Service Ltda (atual)
Em seguida, constitui a Intelligence (www.intelbus.com), e passei a atuar com representação comercial em Tecnologia da Informação, aproveitando o potencial acumulado em décadas de experiência no segmento, e conciliando com a dedicação firme na atividade associativa, buscando principalmente um maior reconhecimento dos poderes constituídos, para o importante Setor da Tecnologia da Informação.

CARGOS ASSOCIATIVOS E DE LIDERANÇA EMPRESARIAL

1)  Em 1999 exerci por um ano a função de representante empresarial dentro do Conselho de Administração do Instituto Curitiba de Informática.
2)  Em novembro de 2004 fui eleito Presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Assespro Regional Paraná, atividade que desempenhei, pois dois mandatos, até 31.12.2008.
3)  De janeiro de 2005 até 31.12.08, fui eleito membro do Conselho de Administração da Assespro Nacional.
4)  A partir de janeiro 2005, assumi a editoria da Revista Nacional de Tecnologia da Informação, único veículo oficial do Setor, de responsabilidade da ASSESPRO, da Federação Nacional da Informática – FENAINFO, da Associação Brasileira das Empresas de Software - ABES e da Sociedade Brasileira para a Excelência do Software – SOFTEX.
5)  Em março de 2006,  após ser eleito pelo quadro da ABES,  tomei posse como Membro do Conselho Deliberativo da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, no triênio 2006/2009.
6)  A  partir de 10.12.07, fui nomeado membro suplente do Conselho da Sociedade SOFTEX – Associação para Excelência do Software Brasileiro, que desempenhei até 02.10.11. Em 03.10.11, assumi como membro titular no Conselho de Administração da SOFTEX.
7)  Em dezembro de 2008, fui eleito como membro da Diretoria Estatutária da ASSESPRO NACIONAL, na função de Vice-Presidente de Articulação Política, função que assumi e desempenho a partir de janeiro de 2009, acumulando a função de membro do Conselho de Administração da ASSESPRO NACIONAL.
8)  A partir de janeiro de 2009, fui eleito e tomei posse como membro do Conselho Fiscal da Assespro Regional Paraná.
9)  A partir de setembro de 2009, tomei posse como membro do Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico – COPIN,  da Confederação Nacional da Indústria – CNI.
10)  Em 19.08.2010, tomei posse novamente como membro do Conselho de Administração do Instituto Curitiba de Informática – ICI.
11)  Em 08.12.2010, fui eleito Presidente da ASSESPRO NACIONAL, para a Gestão 2011/2012.
12)  Em 19.11.11, fui reconduzido na função de Conselheiro do Conselho Estadual da Ordem, do Grande Oriente do Brasil Paraná, para o período 2011 a 2015, em cujo Conselho acumulo a função de Vice-Presidente.
13)  Em 23.12.11, fui nomeado pelo Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, para exercer a função de membro do Comitê da Área de Tecnologia da Informação – CATI, na condição de segundo suplente da representação do setor empresarial.
14)  Em 25.04.2012, fui nomeado, também pelo MCTI, como membro do Conselho de Competitividade, na Setorial de TIC Software e Serviços de TI, do Plano Brasil Maior.

PREMIAÇÃO E HOMENAGENS RECEBIDAS DA SOCIEDADE

1)  Prêmio Personalidade de Informática e Telecomunicações do Paraná – 2001, concedido pela Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações – SUCESU.
2)  Comenda Duque de Caxias, concedida pelo Grande Oriente do Brasil Paraná, em reconhecimento e exaltação aos méritos por relevantes serviços prestados à Pátria, à Ordem Maçônica e à Comunidade Paranaense, em 29.07.2004.
3)  Comenda da Ordem do Pelicano do Mérito Maçônico, grau de Oficial, em virtude dos relevantes serviços prestados a comunidade, em 18.11.2005.
4)  Reconhecimento público pela contribuição ao desenvolvimento do setor de tecnologia da informação do Paraná, na gestão 2005/2008, concedido por todos os arranjos produtivos locais - APL’s de TI do Estado do Paraná, em 02.12.2008.
5)  Comenda da Ordem do Pelicano do Mérito Maçônico, grau de Cavaleiro, expedida em 28.07.2009.

6)    Reconhecimento público pela importante contribuição ao Setor Nacional de Tecnologia da Informação na Gestão 2009/2010, como Vice-Presidente de Articulação Política da ASSESPRO NACIONAL. 
7)  Reconhecimento público pela iniciativa de interiorização da Assespro no Paraná, que contribuiu para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais de software e tecnologia da informação nos polos do Estado do Paraná, e para o despertar da busca constante da excelência em gestão, evidenciada pelos prêmios conquistados pelas empresas paranaenses a partir de 2007, recebido em abril de 2011. 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Cursos, seminários e palestras mais importantes:
• Curso de redação comercial;
• Curso de relações humanas;
• Curso de técnicas de comunicação;
• Curso de liderança e motivação de equipes;
• Curso de comunicação empresarial;
• Curso de defesa e segurança pessoal;
• Curso da Adempe “Como organizar e dirigir uma empresa”;
• Seminário sobre custos comerciais e de serviços;

• Curso de Formação em Programação Neurolinguística – Nível Practitioner em PNL, com 130 horas-aula, realizado em Curitiba, de junho de 2002 a agosto de 2003;
• Seminário KLA Eventos Empresariais“8º. Encontro dos maiores conferencistas do Brasil”, com 18 horas-aula, realizado em São Paulo, de 04 a 06.07.03;
• Seminário KLA Eventos Empresariais “Como criar empresas e serviços de alto desempenho”, com 09 horas-aula, realizado em São Paulo, dias 27 e 28.03.04;
• Curso de oratória e expressão verbal, em novembro de 2007.
• 3ª. Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais, realizada em Brasília-DF, de 27 a 29.11.07, como conferencista e como palestrante no Painel de Tecnologia da Informação.
• Programa LAPIDUS – Liderança Intensiva para Altos Executivos, curso “Planejamento Estratégico: A estratégia para o Resultado”, do Espaço Empreendedor, com carga horária de 24 horas, concluído em 30.06.08.
• Programa LAPIDUS- Liderança Intensiva para Altos Executivos, curso “ Inovação: A Transição Obrigatória”, do Espaço Empreendedor, com carga horária de 24 horas, concluído em 30.11.08.
• Fórum de marketing de Curitiba, realizado em 13.11.08, com renomados profissionais de comunicação e marketing, sendo a palestra magna com o Pós-Doutor e Ph.D Philip Kotler.
• IX Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica: “A Inovação sustentando sua empresa e seu planeta”, realizada em Porto Alegre-RS, de 08 a 10.06.09.

• 4ª. Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais, realizada em Brasília-DF, de 27 a 29.10.09, como conferencista e como palestrante no Painel: APLs de Tecnologia da Informação.
X Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica, realizada em Curitiba-Pr, de 26 a 28.04.2010.
Painelista nos eventos IDC Brasil Conferência 2010 TI & Telecom no Governo Brasileiro, realizados pelo IDC, em agosto/2009 e abril/2010, em Brasília, DF, e em maio/2010, em São Paulo.

 Idiomas:
• Espanhol
• Inglês
• Italiano


BLOG PESSOAL

 ÁREAS DE ATUAÇÃO

• Representações comerciais junto a área pública Nacional.
• Membro de conselho de administração de empresas e entidades.


Curitiba, 31 de Agosto de 2012.