quinta-feira, 8 de outubro de 2009

• Novos Desafios para Fornecedores e Clientes - Artigo LML

Contratação de Serviços de TI:

Novos desafios para Fornecedores e Clientes

Luís Mário Luchetta (*)

Como podemos contratar serviços de Tecnologia da Informação que nos tragam as soluções que realmente precisamos e que sejam baseadas em competência técnica, qualidade, segurança e prazo; além de, obviamente, preço compatível e justo?

Para isso, acreditamos no caminho que crie a relação mais adequada e saudável entre fornecedores e clientes, o qual deverá ser baseado em ‘processos de qualificação’, que deverão incluir o histórico da empresa, comprovações de sua competência, referências de clientes e outros índices que sejam mensuráveis para que permitam uma tomada de decisão confiável e isenta.

Este modelo já é de certa forma uma realidade, tanto para o setor privado como para o público, e é verificado através dos certames licitatórios e das RFPs (“Requests For Proposals”), modelos estes que, adotados com a metodologia de avaliação por técnica e preço, conduzem à segurança necessária para que o usuário possa definir o melhor fornecedor.

Esta abordagem, que em 12.07.2005 foi reconhecida pelo STJ, resguarda tanto o cliente quanto o fornecedor, pois estabelece as condições necessárias para o bom relacionamento entre ambos e garante o cumprimento do pactuado, através de responsabilidades claras que são formalizadas em contratos.

Por outro lado, a metodologia vai e deve exigir que os fornecedores de serviços de Tecnologia da Informação estejam obrigatoriamente habilitados, qualificados e certificados para atenderem às exigências do mercado.

Pelo lado dos clientes, estes necessitarão produzir adequadas especificações daquilo que necessitam, o que poderá ser viabilizado através de pessoal técnico próprio ou por meio da contratação de consultoria.

Daqui para frente, este modelo passa ser o grande desafio de clientes e fornecedores, para que o resultado a ser alcançado seja plenamente atingido com a qualidade e a segurança esperadas.

Agosto/2005

(*) Luís Mário Luchetta é Presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Software, Tecnologia da Informação e Internet – ASSESPRO REGIONAL PARANÁ